terça-feira, 26 de julho de 2011

Programa Psico-Educativo para Cuidadores Informais de Idosos com Demência


O apoio diariamente prestado por milhares de famílias aos doentes com Quadro Demencial tem, quase sempre, pouca visibilidade e reconhecimento social. Por outro lado, as famílias são directamente sofredoras, de forma oculta, com a doença do seu familiar, além de poderem vir a ser afectadas pelos vários impactos que esta acarreta.
Com todo este panorama torna-se urgente a criação de medidas que tenham como principal grupo-alvo os Cuidadores Informais, de forma a auxiliar, reforçar e valorizar a prestação informal de cuidados. Desta forma, parece-nos bastante pertinente aliar a Intervenção Psico-Educativa a este projecto.


Sessões de Grupo
O grupo será formado por 8 a 12 elementos, pois considera-se que este é o mais adequado tendo em conta o número de sessões e a duração de cada sessão. Cada programa será composto por seis sessões. Será realizada uma sessão por semana (Duração total de cada programa: 1 mês e meio). Cada sessão terá a duração de 120 minutos e será organizada em torno de duas vertentes: educativa e de suporte. As sessões serão orientadas por profissionais qualificados de várias áreas [Técnicos externos e/ou internos à SCMA com formação na área]. Pretende-se recrutar o máximo de formadores voluntários possível, de forma a minimizar os custos com recursos humanos. As sessões serão moderadas por técnicos da SCMA afectos ao programa.
Pretende-se realizar no 2º ano dois grupos de intervenção, direccionados aos Cuidadores Informais dos idosos seleccionados e encaminhados pelo Hospital e Rede Social e no 4º ano, três grupos de intervenção direccionados aos Cuidadores Informais dos idosos de CD e SAD.


Objectivos do Programa
  • Informar, apoiar e formar os cuidadores sobre aspectos importantes relacionados com quadros demenciais (prestação de cuidados, assuntos legais, desenvolvimento da demência, etc.);
  • Diminuir a sobrecarga e o impacto emocional dos cuidadores informais de doentes com Quadro Demencial, promovendo a manutenção da sua Saúde Mental;
  • Elucidar os cuidadores relativamente a formas e estratégias de superar a sobrecarga emocional e o stress;
  • Ajudar o cuidador, contribuindo para o alívio do sofrimento do doente;
  • Aumentar a qualidade da prestação de cuidados.

Sem comentários:

Enviar um comentário