quarta-feira, 21 de maio de 2014

Formação de Snoezelen

No passado dia 6 de Maio decorreu na Santa Casa da Misericórdia de Anadia uma formação sobre Snoezelen, desenvolvida pela Dra. Maria Amélia Nabais Martins (formadora credenciada pelo ISNA-MSE. Doutoranda em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Coimbra com a tese “Utilidade instantânea e recordada da abordagem Snoezelen em idosos institucionalizados e modelos cognitivos de eficácia em cuidadores”).
A formação “Estimulação Sensorial – SNOEZELEN – Perspectivas lúdicas e terapêuticas” teve a duração de 8 horas e contou com a presença de 20 formandos.
A palavra Snoezelen provém do Holandês Snuffelen (cheirar) e Doezelen (tornar-se leve, relaxar). O Snoezelen nasceu na Holanda, nos anos 60 e foi aplicado numa sala especial com um equipamento que oferecia múltiplos estímulos sensoriais utilizados tanto para estimular como para relaxar.
Actualmente, os efeitos do Snoezelen especificamente em idosos não são bem conhecidos. Em Portugal, só 10% da totalidade das salas de Snoezelen estão adaptadas a Idosos mas dado o nível elevado de dependência de muitos idosos é preciso encontrar alternativas e complementos à fisioterapia, à animação sociocultural, à terapia ocupacional e outras actividades para que estes possam ter maior qualidade de vida.
Os resultados positivos, revelados pela investigação na área da estimulação sensorial, têm contribuído para a crescente importância do Snoezelen enquanto tratamento complementar à intervenção clínica e de reabilitação existindo a necessidade de “levar” este “bem-estar” para além das paredes do Snoezelen.
O Snoezelen não é uma terapia, embora tenha um efeito terapêutico. A estimulação sensorial é utilizada com o promotora de relaxamento e lazer, especialmente aos que estão em processos demenciais e também numa vertente preventiva e alívio da dor ou facilitadora de aprendizagens ou descoberta de emoções e reacções. O som, a água e a música possuem uma forte capacidade de estimulação, actuando em múltiplos circuitos neocorticais, a nível da propriocepção, sistema vestibular e cinestésico (Amélia Martins, 2011).
No final da formação, os formandos saíram do Snoezelen com vontade de adquirir e explorar um novo mundo fértil de buscas, de descobertas e possibilidades para a promoção de maior qualidade de vida dos nossos idosos e não só.


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