segunda-feira, 11 de julho de 2011

Breve Historial da Instituição

A Misericórdia de Anadia é uma Instituição privada de solidariedade social que em 2008 comemorou o seu centenário.
Fundada na antiga capela S. Sebastião, em Anadia a 8 de Dezembro de 1908, com o nome de Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de S. Sebastião. Foram seus Fundadores os mais ilustres e bem conceituados filhos de Anadia, entre os quais se encontrava José Luciano de Castro, um nome de grande prestígio na política da última metade do século XIX.
O espírito de solidariedade social já estava bem patente no apoio que a sua esposa e filhas deram aos mais carenciados do Concelho de Anadia.
Hoje, a Santa Casa da Misericórdia administra e mantém a posse de grande parte dos bens deixados pela esposa de José Luciano de Castro. No solar onde residiam as beneméritas senhoras, funcionam os serviços centrais da Misericórdia e dele irradia toda a administração dos bens e direcção da vasta obra social desenvolvida pela Instituição.
A Misericórdia de Anadia, actualmente, tem uma acção de basilar importância no apoio à infância, juventude e à terceira idade, actuando ainda, nas mais diversas áreas de prestação de serviços às classes mais desfavorecidas contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar da população em geral.
A Misericórdia presta apoio a crianças, jovens e idosos, com acordos de cooperação estabelecidos com a Segurança Social. A Instituição tem dois estabelecimentos de apoio social: o Complexo Social Seabra de Castro que integra as respostas sociais de Creche com acordo de cooperação para 42 crianças, Pré-Escolar com acordo de cooperação para 66 crianças, CATL/Extensões de Horários e Interrupções Lectivas com acordo de cooperação para 85 crianças, CATL/Funcionamento Clássico com acordo de cooperação para 60 jovens, Lar de Idosos com acordo de cooperação para 46 idosos, Centro de Dia com acordo de cooperação para 50 idosos e Apoio Domiciliário com acordo de cooperação para 45 utentes (20 idosos com apoio 7 dias por semana e 25 idosos com apoio em dias úteis) e o Lar José Luciano de Castro que integra a resposta social Lar de Idosos com acordo de cooperação para 36 idosos.
Tem ainda a decorrer o Projecto CADI no âmbito do Programa Escolhas que tem por objectivo apoiar crianças e jovens provenientes de contextos sócio-económicos desfavorecidos e filhos de imigrantes.
É membro fundador da Comissão Protecção de Crianças e Jovens de Anadia desde 16 de Outubro de 1992.
Promoveu diversos projectos na área da Prevenção Primária das Toxicodependências dirigidas a crianças, jovens, família, técnicos e comunidade de 1994 a 2004.
Procede à distribuição de apoio alimentar através do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados – PCAAC e Banco Alimentar.
Paralelamente ao serviço social que a Instituição presta, desenvolve-se também trabalho na área cultural, através do Museu José Luciano de Castro que se encontra integrado na Rede Portuguesa de Museus.
Actualmente o quadro de pessoal é composto por 124 elementos dos quais: 18 elementos com formação superior (nível IV e V); 63 elementos com habilitações literárias correspondentes ao nível III; 17 elementos com habilitações literárias correspondentes ao nível II e 26 elementos com habilitações literárias correspondentes ao nível I.
Para além da prestação técnica a nível de cuidados está presente a intenção da constante humanização de serviços para que os nossos utentes usufruam de qualidade de serviço, dando oportunidade aos mais novos de um crescimento saudável num adequado ambiente sócio-pedagógico e aos mais velhos de continuarem a sentir-se bem consigo próprios e socialmente integrados promovendo a sua autonomia.
A Misericórdia de Anadia completou um século de existência com a grandeza e o respeito merecidos pela sua história de Bem-Fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário