terça-feira, 26 de julho de 2011

Programa de Actividades para A Promoção e Manutenção da Relação Idoso- Família – SCMA

A Intervenção Organizacional, terá em conta a dinâmica da Resposta Social Lar da SCMA, uma vez que se irá desenvolver em meio institucional. Assim, usando como ferramenta a Animação Sociocultural pretende-se criar as condições necessárias para proporcionar o desenvolvimento e evolução da relação [Idoso – Família – SCMA].
Para a implementação deste programa, pretende-se realizar, no mínimo, 4 actividades por ano. Cada actividade terá a duração de 3 horas, no máximo. Quer a calendarização, quer o tema e acções a desenvolver em cada actividade, será planeado em função da dinâmica institucional e tendo em conta as festividades anuais mais significativas para os idosos e mais típicas da região.

Objectivos do Programa:

  • Criar novas oportunidades de encontro entre os Idosos e Familiares;
  • Propiciar momentos de lazer e de interacção entre Idoso – Família – SCMA;
  • Criar condições favoráveis ao desenvolvimento e evolução das relações familiares – relações intergeracionais;
  • Criar condições para que se comecem a realizar visitas por parte das famílias menos participativas;
  • Tornar a família parte da Equipa, um parceiro do cuidado ao idoso.

Note-se que:
Com a implementação destes dois Programas: Programa Psico-Educativo para Cuidadores Informais de Idosos com Demência e Programa de Actividades para a Promoção e Manutenção da Relação [Idoso – Família - SCMA], o Projecto AIDCI alcança duas necessidades específicas: Necessidades do Idoso e Necessidades do Cuidador Informal/Família.

Sem comentários:

Enviar um comentário