terça-feira, 19 de julho de 2011

Destinatários do Projecto

O projecto AIDCI terá como público alvo idosos vindos dos mais variados recursos sociais e de saúde existentes no Concelho de Anadia.
Assim, farão parte deste projecto idosos apoiados pela Santa Casa da Misericórdia de Anadia (SCMA), nomeadamente os residentes nos lares Seabra de Castro (51) e José Luciano de Castro (45), os que frequentam o Centro de Dia (52) e os que beneficiam do Serviço de Apoio Domiciliário (51). Concomitantemente, idosos encaminhados pelo Hospital José Luciano de Castro e Centro de Saúde de Anadia e Câmara Municipal de Anadia – Rede Social (21) serão também incluidos neste projecto. De referir que apenas estarão envolvidos, idosos que apresentem indicação da presença de um quadro clínico de Défice Cógnitivo Ligeiro ou Demencial, nos estádios ligeiro, moderado ou severo, não reversível (Demência Vascular, Demência Mista, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson), e que tenham sido seleccionados e encaminhados pelo Médico e/ou Psicóloga da SCMA, no caso dos idosos dos Lares, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia ou pelo Hospital José Luciano de Castro e Centro de Saúde de Anadia e Câmara Municipal de Anadia – Rede Social, no caso dos idosos vindos da comunidade.
Da mesma forma, um total de 60 Cuidadores Informais de idosos apoiados pela SCMA, neste caso cuidadores de idosos que beneficiam do Serviço de Apoio Domiciliário ou que frequentem o Centro de Dia, serão também incluidos nas actividades do projecto. Desta feita, os participantes deverão obedecer a critérios de inclusão como: possuir idade superior ou igual a 18 anos; ser Cuidador Informal; ser Cuidador Primário; necessitar de informação, formação e apoio emocional; ser cuidador de um idoso enquadrado no nosso projecto que apresente Síndrome Demencial nos estádios ligeiro ou moderado, não reversível (Demência Vascular, Demência Mista, Doença de Alzheimer) e que beneficie de um número reduzido de respostas sociais na freguesia em que habita. Por fim, os idosos deverão ser seleccionados e encaminhados pelo Médico e /ou Psicólogo da SCMA, se usufruirem do Serviço de Apoio Domiciliário ou Centro de Dia ou pelo Hospital José Luciano de Castro e Centro de Saúde de Anadia e Câmara Municipal de Anadia – Rede Social, se pertencerem à comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário